A Avaliação Neuropsicopedagógica
- Jéssica Mariliz Pirog

- 10 de mar.
- 1 min de leitura
Atualizado: 25 de abr.

A Avaliação Neuropsicopedagógica é tipo um super detetive que investiga várias áreas do desenvolvimento humano relacionadas à aprendizagem.
Ela é projetada para descobrir tanto as dificuldades quanto às potencialidades do indivíduo, como se estivesse analisando uma combinação de superpoderes, comportamento, comunicação e muito mais!
Para isso, interpretamos uma série de testes e observações que ajudam a mapear o funcionamento mental e pedagógico da pessoa.
Esse tipo de avaliação é como uma lupa mágica que ajuda a identificar elementos indicativos de Dificuldades ou Transtornos Específicos de Aprendizagem, como a discalculia, a disortografia e a dislexia; ou Transtornos do Neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), por exemplo.
Para as crianças e adolescentes, essa avaliação é como um “manual de instruções” que ajuda pais e educadores a descobrir as potencialidades e necessidades específicas, possibilitando criar estratégias superpotentes para garantir para garantir que ela tenha o desenvolvimento mais saudável e equilibrado possível.
Com a interpretação dos testes e observações conseguimos ter uma visão mais clara sobre como o indivíduo aprende, como um mapa para guiar as intervenções e estimulações adequadas.

Comentários